quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Porque virei uma minhoca

Eu era um cavalo-marinho
Azul-marinho deslizando
Num mar verde-água
Com raios de sol iluminando
As algas verdes no meu caminho.

Passeava entre as tulipas amarelas
As orquídeas em forma de sapo
cor de vinho rajadas de branco,
as abóboras recheadas
os inquietos passarinhos.

Eu tinha asas de borboleta
Azul-royal e rosa-shock,
Usava saia de crepe
Batom violeta na boca.

Acordava de manhã
Ora embaixo da cama
Ora com o lençol enrolado
No pescoço sufocada
Quase sempre perdia
A hora-acompanhada
Adormecida tropicalmente generosa.

Até que um dia
Acordei totalmente
Enrolada no cobertor.

Carta ao Sr. Prefeito de São Paulo, "El Justiciero", 13 de fevereiro de 2008.

Tenho uma intenção. Não importa. Importa a tentativa de me esconder. Me esconder atrás de um poste. Como sou gordo, não consigo. Mas penso que já que o prefeito decidiu contemplar os skatistas com a reforma na calçada da Paulista, poderia agraciar os gordinhos alargando os postes.
Ilustríssimo Senhor Prefeito. Ou seria Excelentíssimo? Ou como é mesmo que se abrevia esses pronomes de tratamento que aprendemos no que fora a quarta série, do extinto ginásio? Mas isso também não vem ao caso, porque não me ajuda a me esconder.
Quero me esconder atrás daquele poste da esquina da Haddok Lobo com a Paulista, pra quando aquele meu vizinho passear com o Vincent e ele resolver fazer xixi, eu vou poder dar aquele escândalo, afinal o cachorro terá mijado na minha perna, e então trocaremos telefones. Trocaremos tanbém algumas ofensas, mas isso é pro relacionamento já começar picante e um pouco agressivo. Mas sou gordo.
Na verdade eu sou ator e estou procurando um jeito de me esconder atrás do palco. Não do palco, mas da cena. Só que eu tenho que estar em cena. Então resolvi escrever. Sendo um escritor, posso tentar me esconder atrás das palavras. Pareceu, primeiramente, mais fácil do que me esconder atrás de uma cena. Mas cheguei até esta linha e tudo o que consegui foi uma frustrada imaginação de me esconder atrás de um poste na Paulista.
É claro que se eu disser que tenho no palco apenas a mim mesmo, o palco em si, e um objeto qualquer - claro que mais estreito do que eu porque assim conseguiria melhor o efeito de esconderijo em cena, mostrando a todos que, ora vejam só, estou escondido e pretendo flertar com o meu vizinho - eu conseguiria me esconder. Mas eis que me ocorre a idéia de me esconder usando a iluminação da cena. Deixo tudo escuro e estarei escondido. Não, mas isso não terá o efeito de esconderijo pois o público mal saberá que tem alguém ali. No máximo vão achar que a peça terminou e vão bater palmas. Poderia deixar as luzes coloridas preencherem o palco e projetar em mim uma sombra, mas vão achar que é uma porta, um corredor ou algo parecido.
Uma palavra para eu me esconder. É tudo que peço para acompanhar este vinho vagabundo. E se eu fosse um pintor? Abro a janela do meu quarto onde estou no momento escrevendo esta carta, esta última carta: "Prefeito, ajuda-me por favor, yo tengo 30 hijos!"

Jelly Belle

i was feeling obsession
and my hair was beating fast
i began to lose control
i began to lose control
you didn´t need to cut my hair
i´m sorry that, i made you laugh
oh no, i wanted to cut your hair

Figurino em Super-8

Primeiro Ato

Uma esquina
copos carros
sapatos cigarros.
Uma menina
outra dois rostos
um torso
azul preto azul preto
fumaça
olhos entre olho
convite certo
aceito.


Segundo Ato

Luminoso rosa
casa branca
espuma embaixo
amarelo
assoalho velho
portas janelas
ferro espelhos.
Som som
primeiro plano
teste veste
rende
subliminar
segundo plano
rente som
som faixa
luz azul vermelha
verde fumaça
primeiro plano
cai o pano
gole pele perto
mão braço
sem traço
despeço.
Segundo corpo
copos largam
outros olhos
longe olham
fingem
não falham
falam
vem vou
não vou
vem vou.
Vão em vão
impeço
não passa
seguro um braço
outro enlaço
lábios se tocam.


Terceiro Ato

Um semáforo
3 cores vermelhas
rubras rosas calientes.
Um portão de ferro
atrás um túmulo?
Tumulto.
Um quarto quadros vodka
um gato azul
abajur peludo pulando
em cima de mim
um centro do universo
ponto geométrico
de aço circunspecto
ato cirúrgico
litúrgico letárgico
ágil frágil
fluido fluido fluido
flutua.

Cai o pano

de fora para dentro
chove
escuro
um jazz.